sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Motivação

Houve um tempo (os mais jovens não lembrarão, é claro; eram crianças, ainda, e estavam preocupados com bonecas e bolas de futebol) em que as palestras motivacionais estavam no auge. Eu gostava de todas elas. Fazia questão de assistir todas as que estivessem acontecendo por aqui. Saía delas renovada. Executava todos os exercícios sugeridos pelos palestrantes, verdadeiros animadores de platéia. Silvio Santos andava com medo de perder o cargo, segundo fiquei sabendo, de fontes fidedignas.
Acontece que, logo, logo, as tais palestras passaram de febre a vício. Em uma semana comecei a me dar conta de que o efeito escoava ralo abaixo, junto com a água do banho. Daí a necessidade de assistir a próxima. E se não tivesse nenhuma prevista, bah! Era um deus-nos-acuda! Até que houvesse outra, na cidade, eu ia mirrando, mirrando, mirrando, pra voltar a levantar só quando ganhasse outra injeção de "motivação".
Babaquices à parte, e tendo finalmente entendido que tudo isso não passava de uma grande besteira, mantive uma coisa que considerei muito importante, e que, desde então, me mantém segura do meu valor, independente do que pense o resto do mundo: meu ritual diário de beleza.
Não. Não tem a ver com pós compactos, máscaras de cílios ou batons desta ou daquela cor, apesar de eu gostar de tudo isso. Tem a ver com o que ninguém vê, que está muito abaixo da casca que a gente carrega, por mais bonita que ela possa parecer (ou não, mas isso é conversa pra outra hora). Falo da beleza que todos temos, da alma limpa, do coração puro, do bom caráter; coisas que deveriam ser normais mas que, infelizmente, são cada vez mais raras. Ora, essa beleza também tem que ser cuidada e alimentada e reforçada, todos os dias.
Depois que aprendi isso, posso até nem estar assim tão motivada pra fazer essa ou aquela atividade, ou até pra sair da cama em determinados dias, mas nunca mais esqueci que eu, apesar de qualquer coisa que possam dizer a meu respeito, tenho um valor muito particular, que ninguém, jamais, poderá tirar de mim.
Bom seria se todas as pessoas tivessem real consciência do seu valor.
O boom das palestras motivacionais se foi, e hoje eu não levantaria da cadeira pra participar desse tipo de encontro, mas a parte boa ficou. E é ela que carrego comigo. Vício, agora, só o de alimentar o que guardo que vale a pena, pra mim e para os que me cercam.
Motivação é um bichinho que mora dentro da gente e que precisa de cuidado. De ninguém mais, além de nós mesmos.

Um comentário:

Anônimo disse...

A despeito do que vc disse das palestras motivacionais, este artigo é motivacional tb, rsrs, já o li algumas vezes durante este ano, na diagonal vc sabe, em momentos diferentes e sempre consigo tirar uma coisa boa pro meu dia. Simone e tua capacidade de externar experiências vividas em palavras, as vezes forte, clara que nos atinge certeira, outras fugaz, abstrata, que sentimos mas não tocamos.